domingo, 10 de maio de 2015

Fome Zero: O Teste Final da Economia em Crise.

O Fome Zero se consolidou como o mais bem sucedido projeto de mitigação da fome do mundo, e é amplamente reconhecido e copiado.

Ultimamente, até mesmo países altamente desenvolvidos – como Estados Unidos e Canadá – vem estudando a possibilidade de adotá-lo, visto seu sucesso e baixo custo.

O programa permitiu, em um relatório da ONU divulgado em 16 de setembro de 2014, que o Brasil fosse colocado fora do mapa da fome mundial – um dia histórico para nosso país.


No "Blog do Planalto", lê-se:
"O Brasil reduziu em 82% a população considerada em situação de subalimentação entre 2002 e 2013. Os dados estão no Mapa da Fome, apresentado hoje pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O País foi citado como caso de sucesso no esforço mundial pela redução da fome. Segundo a entidade, somente 1,7% da população brasileira (3,4 milhões de pessoas) permanece em situação de insegurança alimentar. O índice abaixo dos 5% aponta o fim da fome estrutural no País".
Resultados fantásticos dos quais devemos nos orgulhar, como brasileiros e humanistas.

Contudo, estes números foram alcançados em anos de razoável crescimento econômico e ambiente favorável. 
Daí, a grande questão que surge é: como estes índices irão se comportar diante de uma economia em crise como o que o País enfrenta neste momento? A fome irá aumentar? Voltaremos a figurar no mapa da fome? Ou os programas sociais do Fome Zero serão um seguro anti-fome também em tempos de vacas magras?

Se for mantida esta conquista, então teremos criado algo que tem, ainda mais, o potencial de revolucionar o mundo, por mais que seus opositores o critiquem.

Vamos ficar atentos, e como brasileiros e seres humanos, torcer para que mais este desafio seja superado sem que nenhum cidadão perca uma de seus direitos mais preciosos e fundamentais: a possibilidade de se nutrir adequadamente.

Por esta razão, a abrangência, profundidade e eficiência do programa se encontra diante de seu desafio definitivo: é a rodada de fogo na roda de fogo!

Um país com fome é um país fracassado – e a existência de apenas um, um faminto já caracteriza esta realidade.
São tão doentes aqueles que se saciam demais, como aqueles que passam fome.                                                                                                                       — (William Shakespeare)
EdiVal
10/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes! Obrigado!