terça-feira, 4 de novembro de 2014

São Paulo, Não Caia no CICLO HIDRO-ILÓGICO!

Grande e pujante São Paulo:

O fantasma da falta de água assusta neste momento, preocupando cada um dos seus filhos.

Mas uma hora a chuva descerá para molhar abundantemente a terra.

Em algum momento, os reservatórios voltarão a transbordar, e a seca, aparentemente, cessará.

Mas, amada região, não caia na armadilha secular/mundial do “CICLO HIDRO-ILÓGICO”!

(*) Representação do chamado "ciclo hidro-ilógico", de autoria do climatólogo Donald Wihite.

"ciclo hidro-ilógico", baseado nas observações de Wihite em casos de grandes secas, funciona, resumidamente, assim:
  1. Dentro da seca que parece não ter fim, o pânico surge e desespera a todos;
  2. Com a chegada da chuva vem o alívio, e com o tempo uma irracional apatia, e — pasmem —  tanto a população como o Poder Público não se preparam para uma nova seca;
  3. Quando a seca novamente dá as caras, brota de novo o pânico na população, em um círculo vicioso totalmente desprovido de lógica: é o "ciclo hidro-ilógico"!
Enfim, já existem muitas histórias catastróficas construídas por secas de visão mundo afora. Que não construa mais uma por fartura momentânea de água.

Que se faça as mudanças necessárias, se planeje, se realize. Que haja cooperação e respeito à natureza, pois sem ela nada poderá subsistir ao longo dos anos.

Paulistas e paulistanos (e que reverbere no país): cobre veementemente de seus governantes eleitos a adoção de todas as medidas e políticas necessárias para que o desenvolvimento seja sustentável e o futuro de suas crianças seja possível.

A terra das oportunidades não pode arriscar seu futuro (e quem o fizer, carregará um crime do tamanho deste impressionante pedaço do Brasil!).

Então se ligue: mesmo que amanhã de manhã a água transborde, não feche seus olhos para a primordial questão das águas, grande São Paulo!


EdiVal
04 de novembro de 2014.

-------------------------
Adicional abre-olhos:
As previsões da Ciência são unanimes e desenham um futuro catastrófico para todo planeta, com possíveis secas durando décadas para determinadas regiões devido ao AQUECIMENTO GLOBAL!
Veja mais no artigo :
Assessing the risk of persistent droughtusing climate model simulations and paleoclimate data” (AULT et al, 2014 - Journal of Climate). 


-------------------------
*Figura obtida no trabalho “Gestão adaptativa para um mundo em mudança – segurança hídrica e gestão de riscos” de Francisco de Assis Filho - UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes! Obrigado!